Por que contratar um redator freelancer?

Redator freelancer

O marketing de conteúdo está se tornando uma das principais necessidades para um negócio ter sucesso na internet e também fora dela.

Porém, para algumas pessoas, nem sempre é fácil colocar essa estratégia em prática, devido à falta de tempo, ou até mesmo ao pouco conhecimento sobre o assunto.

Nesses casos, um redator freelancer pode ser uma excelente opção para alavancar os resultados de um empreendimento online. Que tal conhecer mais sobre o que faz esse profissional? Para isso, basta continuar lendo este artigo.

O que é um redator freelancer?

Um redator freelancer é um profissional que produz conteúdos escritos de forma autônoma, sem carteira assinada. Esses conteúdos podem ser:

  • Artigos para blog
  • Posts para redes sociais
  • Emails
  • Infográficos
  • Descrição de produtos
  • Roteiros
  • Entre outros

Esse profissional geralmente trabalha com marketing de conteúdo, escrevendo textos com foco em SEO, atraindo novos visitantes e gerando mais vendas. No entanto, também podem desempenhar funções como escrita de livros, por exemplo.

Atualmente, o redator freelancer é mais conhecido por produzir conteúdos na área do marketing digital.

Equipe interna, freelancer ou agência?

Existem diversas opções para você escolher para a produção de conteúdo do seu negócio. Dentre elas, temos a contratação de uma equipe de redatores no regime CLT, a opção por um redator freelancer ou a escolha dos serviços de uma agência.

  1. Equipe interna: Esta opção é preferível para negócios maiores ou empresas de marketing, que precisam de um alto volume de conteúdo produzido. A maior desvantagem é o alto custo para manter funcionários e a burocracia envolvida.

  2. Freelancer: Contratar um redator freelancer é a melhor opção para quem não precisa de uma grande quantidade de conteúdo, principalmente se for preciso de forma esporádica. Em vez de contar com uma equipe de redatores que estaria gerando custos com pouca demanda de trabalho, esse profissional se tornaria a melhor opção.

  3. Agência: Os serviços de uma agência tendem a ser mais caros devido a toda estrutura envolvida e ao fato de ela geralmente ficar responsável pela montagem de toda a estratégia e análise de resultados. Pode ser uma boa opção para quem precisa de um serviço completo e possui um orçamento maior para dedicar à produção de conteúdo. 

Lembre-se sempre de analisar cada opção detalhadamente. Leve em conta o orçamento que você tem disponível para aplicar no marketing de conteúdo, aliado à qualidade dos serviços oferecidos pelo profissional ou agência que você escolher.

De nada adianta gastar muito e ter pouco resultado. Da mesma forma, de nada adianta gastar quase nada e não ter resultado nenhum.

12 motivos para contratar um redator freelancer

Veja abaixo 12 motivos para contratar um redator freelancer para produzir conteúdo para o seu negócio digital:

Custo-benefício 

Quando comparamos com agências, o trabalho de um redator é mais barato, principalmente devido ao grande número de freelancers no mercado, os custos serem menores em relação a agências, e a quantidade de conteúdo a ser produzido ser menor.

Se o seu negócio não precisa de um volume grande de conteúdo, vale mais a pena contratar um freelancer de qualidade por um preço mais em conta.

Menos burocracia

Com certeza, você enfrentará menos burocracia para contratar um redator freelancer para produzir conteúdo para você e mantê-lo.

O processo é muito simples: basta encontrar um freelancer, ver se ele possui as habilidades necessárias para o seu projeto e, em seguida, iniciar o trabalho.

Economia de tempo

Com um profissional responsável pelo conteúdo do seu negócio, o tempo que você economiza ao destinar essa responsabilidade para outra pessoa, pode ser investido em outras áreas da sua empresa.

Imagine o trabalho que seria produzir todo o conteúdo do seu site ou blog, mídias sociais e ainda ter que lidar com questões burocráticas, negociações com clientes, etc. É quase que insustentável. 

Assim, contar com um redator freelancer vai diminuir bastante essa carga e stress.

SEO

Do que adianta produzir conteúdo em massa visando atrair potenciais clientes se esse conteúdo nem sequer chegará até eles?

Para que isso não ocorra, é necessário utilizar o SEO. SEO é um conjunto de técnicas de otimização de conteúdo para um site, blog, redes sociais, com o objetivo de chegar nas primeiras posições do Google ou outros buscadores.9

Um redator pode fazer isso por você, garantindo que seu conteúdo chegue nas mãos do seu público-alvo e gere conversões.

Conteúdo personalizado

Uma das maiores ciladas do marketing digital é produzir conteúdo em massa, sem o mínimo de pesquisa e estratégia, é atirar para todos os lados esperando acertar alguma coisa.

Para sua empresa ter sucesso no ambiente online, é preciso produzir conteúdo que foque nas dores da sua persona, transmitindo as vantagens do seu negócio, agregando valor e ganhando a confiança do seu público.

Um redator freelancer pode ser fundamental para isso, já que ele possui as habilidades necessárias para entender as necessidades e características do seu empreendimento e transmitir tudo isso em palavras, garantindo que seus potenciais clientes entendam bem o objetivo de cada texto produzido.

Fácil comunicação das necessidades

Uma boa comunicação é uma das grandes necessidades para garantir que o trabalho seja desenvolvido da forma que você quer.

Ter uma única pessoa nesse processo, tentando entender as suas necessidades, é uma grande vantagem para que todas elas sejam entendidas profundamente.

Isso vai minimizar mal-entendidos que poderiam ocorrer com uma equipe numerosa, agilizando o processo de feedback, economizando tempo e favorecendo a criação de conteúdos personalizados para o seu negócio.

Especializações

Uma das vantagens de optar por um redator freelancer é a grande variedade de nichos que eles são especialistas. 

Existem redatores especialistas em saúde, tecnologia, finanças, etc. Existem até mesmo aqueles que possuem graduação nessas áreas, o que pode ajudá-los a escreverem ainda melhor.

Há também aqueles que são generalistas, que escrevem sobre os mais variados assuntos, ficando a seu critério escolher entre um dos dois.

Então, se você precisa de um redator que entenda e escreva muito bem sobre seu nicho, isso não será uma grande preocupação.

Flexibilidade 

A flexibilidade de trabalho é, com certeza, uma das coisas que mais definem a vida de um profissional freelancer. 

Como esse profissional não possui vínculos com outras empresas, eles estão sempre à disposição para novos trabalhos, até mesmo aqueles mais urgentes.

Assim, trabalham em horários variados, o que pode ajudar você caso não tenha imprevistos ou tenha a necessidade de contratar um redator de forma imediata.

Testes rápidos com redatores diferentes

Você pode testar redatores diferentes até encontrar aquele que mais atenda às necessidades da sua empresa.

Isso pode ser feito de forma rápida, já que os trabalhos que eles irão desenvolver geralmente são curtos.

Isso garante que você não fique dependente de um profissional que não produz o conteúdo da forma que você queria e encontre de forma rápida aquele que se encaixa dentro das suas exigências

Direitos autorais 

A maioria dos redatores freelancers trabalha como ghostwriters. Ghostwriter em português significa escritor fantasma.

Eles produzem o conteúdo e entregam a você, mas os direitos autorais dos textos são de sua propriedade e não deles.

Dessa forma, você pode usar esse conteúdo da forma que quiser, pois agora pertence a você. Isso é uma grande vantagem, pois é possível editá-lo e colocá-lo em diversas plataformas sem ter que se preocupar com problemas de direitos autorais.

Linguagem persuasiva

Uma das habilidades mais importantes para quem trabalha escrevendo textos para a internet é a persuasão

Ela é bastante conhecida como copywriting, abrangendo um conjunto de técnicas que tem como objetivo convencer os leitores a tomarem uma determinada ação.

Para qualquer texto na internet, o Copywriting pode ser aplicado, como posts para redes sociais, emails, artigos de blog, etc.

Um bom redator freelancer utilizará sua habilidade de escrever conteúdos persuasivos para gerar mais conversões ao longo de toda jornada de compra do seu cliente, garantindo mais vendas para você.

Trabalhos futuros

Vamos supor que você encontrou aquele redator “perfeito”: Entende bem do seu nicho e negócio, é pontual, se comunica bem, etc. 

Você quer fazer de tudo para continuar trabalhando com ele. Isso não precisa ser uma preocupação. Como o trabalho de um freelancer é muito imprevisível, eles fazem de tudo para manter uma rede de contatos e conseguir novos trabalhos.

Assim, você pode sempre contar facilmente com o mesmo redator “perfeito” para desempenhar a atividade de produção de conteúdo.

Dicas para contratar um redator

Aqui estão algumas dicas para contratar os melhores redatores freelancers:

Portfólio

O portfólio é um conjunto de trabalhos desenvolvidos pelo redator para servir como amostra para seus clientes. Esses projetos podem ser de clientes anteriores ou criados apenas como exemplares

Verifique a qualidade de escrita, o tom de persuasão e a organização dos trabalhos. Busque por esses mesmos textos que ele fez e que estão disponíveis na internet para ver os resultados que eles trouxeram.

Isso te dará segurança para iniciar o trabalho, sem preocupações com a qualidade do serviço.

Habilidades

Veja as habilidades do freelancer que você quer contratar. Quais certificações ele possui? Ele conseguiu aplicar essas habilidades nos trabalhos apresentados no portfólio?

Elas são suficientes para que ele realize o trabalho que você precisa?

Não leve em consideração apenas o número de certificados que ele possui, tenha certeza que ele consegue realmente colocar em prática. Foque na qualidade, não na quantidade.

Experiência 

Priorize sempre profissionais que possuem experiência em projetos similares ao seu. Avalie se conseguiram atingir o objetivo dos clientes atendidos.

Isso vai te fornecer uma expectativa dos possíveis resultados que você pode obter e, mais uma vez, te dará segurança para confiar seu projeto nas mãos dessa pessoa.

Você também pode testar redatores com menos experiência, especialmente se seu orçamento for mais limitado, pois existem muitos freelancers bem capacitados que estão tentando iniciar suas carreira por um preço mais em conta.

Mas nada de querer oferecer valores muito baixos comparados à complexidade do seu projeto. Lembre-se sempre de valorizar profissionais que dedicam muito tempo para estudar e se inserir no mercado de trabalho.

Clientes anteriores

Pesquise os clientes anteriores do redator que você está interessado.

Quais foram as expectativas? Elas foram atendidas? A estratégia e o conteúdo foram importantes para gerar vendas para eles? 

Saiba também como o redator se comunica. Busque entender como ele encontra soluções que se adaptem às suas necessidades.

Briefing com todas as informações necessárias

O briefing é um documento fornecido pelo redator no qual você precisa informar tudo que precisa conter no seu projeto, como objetivo, persona, palavras-chave, prazos, etc.

Essa comunicação efetiva serve para alinhar as expectativas dos clientes e ajudar o redator a ter todas as informações necessárias para produzir o melhor conteúdo possível.

Cumprimento de prazos

Escolha aquele profissional que estabelece e cumpre prazos. Verifique se houve problemas com clientes anteriores em relação a isso.

Certifique-se de que não haja falta de comprometimento por parte do redator freelancer, o que poderia prejudicar os resultados do seu negócio.

Por isso, torna-se crucial fazer contratos de prestação de serviços para que todas as condições estabelecidas sejam cumpridas.

Onde encontrar redatores freelancers

Há diversas opções para se encontrar bons redatores freelancers.

A primeira delas é procurar diretamente em redes sociais ou blog dos redatores. Lá, você poderá ver os clientes atendidos, portfólio, certificações, textos e publicações.Você conhecerá a fundo o profissional.

Outra opção é buscá-los em plataformas de freelancers como workana, 99freelas, etc. Nessas plataformas, é possível ver portfólio, clientes atendidos, etc. A vantagem é que você pode publicar seu projeto nesses sites, e os redatores que se interessarem entrarão em contato com você, ou você mesmo pode escolher algum freelancer cadastrado.

Por fim, você também pode buscar indicações de colegas que já contrataram algum profissional. A grande vantagem é a credibilidade. Você terá informações diretas de quem já contratou, sendo ainda uma pessoa de confiança.

IAs e ChatGPT: Ainda vale a pena contratar um redator freelancer?

Com a grande popularização das IAs e, principalmente da mais conhecida delas, o Chat GPT, surge uma dúvida: será que ainda vale a pena contratar um redator freelancer, mesmo existindo essas ferramentas que podem ser usadas para a produção de conteúdo?

Primeiramente, inteligências artificiais, como o ChatGPT, fornecem excelentes respostas para muitas dúvidas e trabalhos mais repetitivos.

Porém, elas não estão nem perto de substituir um redator freelancer, principalmente pelo fato dos conteúdos serem mais genéricos, permitindo que qualquer pessoa produza algo semelhante, afetando diretamente no SEO.

Além disso, esses conteúdos não geram conexão com o seu público, podendo até mesmo não se conectar com nenhum outro. Isso ocorre porque o conteúdo gerado é bastante robotizado, não desperta emoção e não induz à ação.

Portanto, o trabalho de um redator freelancer ainda é muito importante para uma estratégia de marketing de conteúdo, usando técnicas de persuasão e conexão, gerando conversões e mais vendas para qualquer segmento.

Conclusão

Ao longo do artigo, você viu quais as opções de serviços de produção de conteúdo para o seu negócio, a importância de um redator freelancer e dicas para escolher os melhores freelancers para garantir o sucesso da sua estratégia.

Agora que você já viu tudo isso e sabe que precisa contratar um redator freelancer, clique aqui para ver os serviços de estratégia de conteúdo e redação que o projeto Mark Master, formada por redatores freelancers, oferece para ajudar empreendedores digitais a venderem mais.

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